Atualização do ESXi via CLI

Salve Salve Pessoal!

Nesse post vou mostrar como podemos fazer a atualização do ESXi via CLI.

Eu possuo vários clientes de pequeno e médio porte que rodam o esxi free em seus ambientes, ou seja, a versão que não utiliza o vCenter Server e etc, então o processo de atualização do sistema é manual, diferentemente de quando usamos o vCenter com Update Manager.

Uma das possibilidades de atualização é através da CLI, normalmente executo esse procedimento durante a madrugada remotamente, assim não preciso ir até o cliente para atualizar os sistemas.

Antes de iniciarmos o procedimento de instalação, precisamos baixar o pacote offline de atualização(Offline Bundle), que são pacotes com a extensão .zip.

Normalmente, sempre que vamos baixar uma iso de instalação, esse pacote está no mesmo diretório, observem o exemplo no site da Lenovo.

De da própria VMware.

Precisamos prestar atenção também se a imagem que está instalada atualmente é personalizada por algum fabricante, se sim, baixe a versão atualizada do fabricante, para que a imagem contenha os drivers personalizados.

Envie o pacote offline para dentro do servidor, isso pode ser feito via scp ou através da própria interface do esxi, habilite o ssh no servidor e acesse o mesmo.

Antes de atualizar, verifique se todas as VMs estão desligadas.

Se desejar, pode colocar o servidor em modo de manutenção também.

Verifique a versão do seu esxi com o seguinte comando.

# vmware -vl

Execute o seguinte comando para atualizar o esxi.

# esxcli software profile update -p Lenovo_ESXi6.7-8169922_20180404 -d /vmfs/volumes/datastore1/VMware-ESXi-6.5.0-4564106-depot.zip

Devemos observar o parâmetro -p Lenovo_ESXi6.7-8169922_20180404, que faz referência ao profile de imagem que estamos usando para atualização, no meu caso, a Lenovo informou isso em um readme.txt dentro do mesmo diretório onde baixei os arquivos.

E ao -d /vmfs/volumes/datastore1/VMware-ESXi-6.5.0-4564106-depot.zip, que é o caminho onde coloquei o arquivo offline.

Depois de executar o comando o sistema é atualizado, é necessário reiniciar o esxi.

Ele vai iniciar e aplicar todas as atualizações, depois vai reiniciar novamente.

Pronto, o esxi foi atualizado, para verificar, execute mais uma vez o comando.

# vmware -vl

ESXi atualizado com sucesso!

Até a próxima 😀

2 thoughts to “Atualização do ESXi via CLI”

  1. Bom dia Rodrigo. Essa forma de atualização se aplica a Iso’s personalizadas como as que você disponibiliza aqui no seu site, com drivers da Realtek? Por exemplo, tenho o Esxi 6.5 que baixei do seu site, e gostaria de atualizar para a nova versão que você disponibilizou aqui mesmo, a 6.7.

    Obrigado!

    1. Não, mas você pode pegar a ISO de reinstalar o sistema, na hora da instalação será perguntado se você deseja sobrescrever os dados existentes ou não, basta não sobrescrever que todas as VMs continuaram lá, depois basta add ao inventário.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.