Salve Salve Pessoal!
Nesse post vou mostrar como podemos fazer a atualização do ESXi via linha de comando, normalmente através de uma conexão via SSH, mas o mesmo caso se aplica se você estiver na frente do servidor usando a DCUI/SHELL do ESXi.
Existem outras formas de atualizar de atualizar o ESXi, porém hoje vamos nos concentrar apenas nessa.
No exemplo que vou mostrar, faremos a atualização de um servidor Lenovo que está executando o ESXi 6.7 e vamos atualizar para o ESXi 7.0 Update3.
Antes de mais nada precisamos baixar o arquivo para atualização. Normalmente quando vamos fazer o download da ISO do ESXi, nos também temos a possibilidade de baixar um arquivo BUNDLE (.zip), como podemos ver na imagem abaixo.
É exatamente esse arquivo bundle(.zip) que precisamos para fazer a atualização do nosso ESXi.
Baixe e envie o arquivo para dentro de um datastore dentro do seu ESXi.
Com ele já localizado no seu servidor ESXi, execute o comando a seguir para descobrir qual o nome do profile da versão que você fez o download.
# esxcli software sources profile list -d /vmfs/volumes/DAS_01/VMware-ESXi-7.0.3-20036589-LNV-20220714.zip
Observe que o “/vmfs/volumes/DAS_01/VMware-ESXi-7.0.3-20036589-LNV-20220714.zip” é o caminho para o seu arquivo.
Agora que já sabemos qual é o nome do profile “LVO_7.0.3-LVO.703.10.6“, basta executarmos o comando a seguir.
# esxcli software profile update -d /vmfs/volumes/DAS_01/VMware-ESXi-7.0.3-20036589-LNV-20220714.zip -p LVO_7.0.3-LVO.703.10.6
Após a conclusão do comando provavelmente será necessário a reinicialização do servidor, como ele mostra na saída de log na imagem acima, podemos ver que ele também não ignorou nenhum pacote.
Depois disso basta reiniciar o servidor com o comando reboot.
# reboot
Quando o servidor reiniciar, já iniciará com a nova versão do ESXi.
OBSERVAÇÕES:
Se você prestou atenção no comando que eu digitei para atualização, no final dele eu coloquei um –no-hardware-warning, isso faz com que o comando ignore os alertas de compatibilidade de hardware e execute o comando.
Veja abaixo a saída do comando sem o –no-hardware-warning.
Nós recebemos dois alertas.
O primeiro CPU_SUPPORT informa que esse tipo de processador não será suportado em uma versão futura do ESXi.
O segundo UNSUPPORTED_DEVICES informa que esse tipo de hardware não é suportado na versão atual do ESXi, no meu caso a controladora RAID.
O primeiro não tem problema algum, pois existe o suporte ao processador nesta versão do ESXi, o segundo é que é preocupante, dependendo do tipo de hardware ele pode ser essencial para o funcionando do seu ambiente, então cuidado e preste bastante atenção na sua atualização.
Se você executou e não recebeu nenhum alerta, é porque todos os hardwares do seu servidor são compatíveis com a versão do ESXi.
Por enquanto é isso pessoal, até o próximo post!
😀
Fantástico rápido e objeto
Obrigado, abraços!
opa Rodrigão!!
Top demais!!! valeu, me salvou!
Valeu!