Instalação do VMware ESXi 6.5

Salve Salve Pessoal!

Estou atualizando o meu homelab para a nova versão do ESXi (6.5) que foi disponibilizada a poucos dias para download. Dessa forma resolvi fazer um post sobre a instalação da mesma, na verdade não mudou em nada a instalação, os passos a seguir são os mesmos que a versão 6.0, mas como nunca fiz um post com os passos de instalação, resolvi fazer esse 😉

Os requisitos de hardware mínimo para instalação do ESXi continuam o mesmo, podemos verificar no link abaixo:

http://pubs.vmware.com/vsphere-65/index.jsp#com.vmware.vsphere.install.doc/GUID-DEB8086A-306B-4239-BF76-E354679202FC.html

Então, vamos ao que interessa 😀

Inicie o servidor ou VM pelo CD e escolha a opção de boot pela ISO do ESXi.

01

Espere carregar todos os módulos.

022

Na tela de boas vindas tecle ENTER para continuar.

03

Aceite a licença de uso teclando F11.

04

Selecione o disco onde vai ser instalado o sistema e tecle ENTER.

05

Selecione o layout do teclado que deseja usar e tecle ENTER.

06

Insira a senha que deseja usar e tecle ENTER.

07

Tecle F11 para começar a instalar o ESXi.

08

O ESXi começa a ser instalado 😀

09 Após concluir a instalação tecle ENTER para reiniciar.

10

Após o sistema reiniciar, ele irá pegar um endereço IP dinamicamente caso a sua rede possua um servidor DHCP. Caso não tenha um servidor DHCP nós podemos configurar o endereço IP manualmente, mas isso faremos no próximo post 😉

11

Depois que tiver com o endereço IP, podemos acessar o nosso ESXi direto pelo navegado. Para acessar o servidor via navegador, insira o seguinte endereço, troque pelo seu IP.

http://IP_DO_SERVIDOR/ui

12

Pronto, servidor pronto para usar 😀

13
14

Espero que tenham gostado.

No próximo post vou mostrar como configurarmos a DCUI e suas opções.

Até a próxima 😀

24 thoughts to “Instalação do VMware ESXi 6.5”

  1. Tenho uma pergunta. Não sou expert em TI, minha área é Telecom. Estou querendo subir um site em nuvem, com dois servers, o cliente adquiriu licença para HA, eu não tenho experiência nenhum com HA e queria saber se posso subir o site com um servidor somente e acrescentar o HA no futuro? Como o site vai ser usado para demo de um sistema de Voip, o HA não é necessário no momento.

  2. Rodrigo, boma tarde..
    Preciso de sua ajuda. Instalei VMware ESXi 6.5 no meu ambiente e funcionou perfeitamente. consigo acessar o gerenciador pelo IP.
    Porem eu trabalho numa empresa que tem varias filiais. e cada um com seu endereco de rede…. No meu caso, o VMware ESXi 6.5 esta instalado na rede 172.20.20.170…. Nessa rede, atraves do endereço de IP acesso normalmente.. Porem de uma outra rede 172.20.21.X, eu tenho acesssar e nao funciona. Tudo na rede funciona, consigo enxergar todas as maquinas… consigo ate pingar o endereco do VMware ESXi 6.5, porem o gerenciamento não acessa….
    Tem alguma configuração que eu precise fazer no proprio gerenciador pra liberar isso ?

    Obigado

  3. Rodrigo, bom dia!
    A versão VMware ESXi 6.5 só pode ser acessada pelo acesso web ou posso acessar pela vSphere Client?

    1. Se não me engano você pode acessar pela client, mas não pode fazer N coisas, a versão 6.7 já está totalmente web, então aconselho usar apenas web para se acostumar ;D

  4. Uma dúvida, instalei a que você disponibilizou com drivers da Realtek, tudo normal. Só que ele fala que vai expirar daqui a 60 dias, o que você fez para que ela não expire no caso?

    Abçs,

    1. Apesar de ser free você precisa de um serial, basta fazer o cadastro no site da vmware que você recebe um.

      1. Rodrigo, muito obrigado pela sua atenção, já tinha feito o registro e tenho a chave, tudo certo.. Estou na área de T.I a 20 anos e sempre troquei muitas figurinhas também, parabéns. Aproveitando, consigo acessar o Host pela web numa boa, mas apenas com IP interno, externamente não consegui, pelo que andei verificando o Esxi 6.7 não permite alterar a porta 80 para acesso, e o problema é que meu modem também usa a porta 80 para gerenciamento e não deixa eu alterar, ou tem alguma outra forma de acessar, porque não achei nenhum Web Client para a versão 6.7, pode me ajudar? Obrigado.

        1. Rodrigo, vi que em um dos comentários lá em cima você indicou um site do Web Client sem Vcenter, vou seguir ele, correto? Obrigado mais uma vez.

          1. Na verdade depois vi que era um posto de 2015, e de fato o Web Client já existe no 6.7, o problema é realmente o acesso externo, aguardo comentários.

        2. O host é acessado na porta 443, mas ai você pode criar os redirecionamento de porta no seu modem, ou até mesmo uma VPN caso tenha suporte.

  5. Bom dia Rodrigo, fiz o upgrade aqui e estou usando a versão web do servidor. Mas, não consigo encontrar uma forma de adicionar o teclado “português-BR” para gerenciar as VMs. Somente o layout já me ajudaria, sem necessidade de alterar o idioma padrão. Sabe como fazer esta mudança?

    Abraço,

    1. Não sei qual versão do web client você está usando, a versão atual é a 1.29, procure ver se está na versão atualizada, se não estiver atualizada siga esses passos para atualizar (https://rodrigolira.eti.br/update-esxi-embedded-host-client), link da versão 1.29 (https://labs.vmware.com/flings/esxi-embedded-host-client), depois disso, só seguir a imagem.

      Keyboard

      Para gerência de VMs, recomendo o uso do VMware Remote Console, fica bem melhor:

      https://my.vmware.com/web/vmware/details?downloadGroup=VMRC10.0.2&productId=614

      1. Olá Rodrigo, obrigado pelo retorno. A versão atual do web client é a 1.29.. Mas é exatamente como aparece na figura que você colocou acima.. só aparece a opção do teclado para Português de Portugal. Preciso do teclado Português-BR, justamente por conta do layout.. não que não se consiga desenvolver as tarefas, mas como 95% do meu parque é linux/bsd, um layout de teclado correto é fundamental para se ganhar agilidade em tarefas que exigem esse acesso por web client, entende?

        Se souber como posso fazer para adicionar este layout Português-BR nos avise. Ajudará muito nossa vida!

        Ps: obrigado pela dica do remote console para gerencia!

  6. Rodrigo, instalei uma VM 6.5 num DELL PowerEdge R410. Consigo acessar normalmente local, mas remotamente pelo Vsphe cliente HTML, não consigo. Informa que o usuário ou a senha estão incorretos. O que pode ser?

      1. Tive mesmo problema em um 6.7, que não deixa acessar de fora da rede local, dando erro de login/senha. Possivelmente algum bloqueio preconfigurado no firewall interno do esxi.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.