Salve Salve Pessoa!
Nesse post vou mostrar todo o passo-a-passo de instalação do Oracle VM Manager, que é o cara responsável pelo gerenciamento do nosso ambiente virtualizado, a instalação dele é bem simples, porém existem alguns detalhes que se não prestarmos atenção podem nos tirar bastante tempo na hora da sua implementação. Diferentemente do Oracle VM Server, o Manager não vem em uma ISO já pronta, nesse caso precisamos instalar um Sistema Operacional antes, no caso do nosso lab, instalei um Oracle Linux 7, fiz a atualização de todos os pacotes.
Na página da documentação oficial, podemos encontrar todos os requerimentos e pré-requisitos de hardware e software.
Sistemas Operacionais suportados:
Oracle Linux 5 Update 5 64-bit or later. Oracle Linux 6 64-bit or later. Oracle Linux 7 64-bit or later. Red Hat Enterprise Linux 5 Update 5 64-bit or later. Red Hat Enterprise Linux 6 64-bit or later. Red Hat Enterprise Linux 7 64-bit or later.
No nosso caso vamos utilizar o Oracle Linux 7.
Navegadores suportados:
Microsoft Internet Explorer 10 Mozilla Firefox 8 Apple Safari 6 Google Chrome 15
Ou suas versões mais atuais.
Pacotes:
zip unzip perl libaio net-tools perl-Data-Dumper
Esses pacotes podem variar de acordo com a versão do SO e o tipo de instalação, no caso do lab, fiz a instalação do Oracle Linux 7 (Servidor de Infraestrutura), foi necessário apenas a instalação do pacote perl-Data-Dumper.
Remover pacotes do MySQL caso existam:
mariadb-libs
Nesse caso removemos apenas o pacote mariadb-libs, removendo esse pacote, ele também remove o postfix.
Configuração de Rede:
/etc/hosts
Configurar o /etc/hosts com o nome dado a máquina do Oracle VM Server, no caso do lab, configuro tanto o nome do host do Oracle VM Manager, como também o nome dos hosts com o Oracle VM Server e o nome do Storage.
Configurações de firewall, usuários e diretórios:
Existe um script dentro da ISO de instalação do Oracle VM Manager que faz a configuração de firewall, usuário e diretório, o nome desse script é:
createOracle.sh
Antes de executar o script precisamos fazer mais alguns ajustes, como o Oracle Linux 7 vem com o firewalld, temos que para o serviço e depois remove-lo da inicialização.
Agora precisamos instalar o pacote iptables-services e iniciar o iptables.
Agora podemos executar o script, lembre-se de montar a ISO de instalação no SO, no meu caso, montei a mesma dentro do /mnt, já dentro do /mnt, temos os seguintes arquivos.
Agora execute o script.
Pronto, isso é o que devemos fazer antes de iniciar a instalação, agora podemos começar a instalar o Oracle VM Manager 😀
1 – Para iniciarmos a instalação do Oracle VM Manager, basta executar o script runInstaller.sh, deverá aparecer um menu com quatro opções.
2 – Digite 1 para instalar e tecle ENTER.
Caso apareça um WARNING, é porque no nosso lab configuramos a VM do Oracle VM Manager com apenas 4gb de ram, e o recomendado é de pelo menos 8gb de ram, podemos instalar com os 4gb que nosso lab vai funcionar da mesma forma.
3- Insira uma senha para acesso ao Oracle VM Sever.
4 – Configure o FQDN, pode apenas teclar ENTER, como já configuramos anteriormente o arquivo /etc/hosts.
5 – Ele verifica todas as configurações, depois digite 1 e tecle ENTER para iniciar a instalação do Oracle VM Manager.
6 – Após a instalação terminar remova o arquivo temporário como solicitado.
7 – Abra o navegador e digite a URL, digite usuário e senha, por padrão o usuário é admin e a senha é a que você configurou na hora da instalação,
https://IP_DO_SERVIDOR:7002/ovm/console
Troque o nome ovm-01 pelo IP do servidor.
Este é o dashboard padrão do Oracle VM Manager 😀
Pronto, instalação realizada com sucesso 😀
Espero que tenham gostado, no próximo post do lab, vou mostrar como configurar a parte de rede, storage, repositórios, pool e etc.
Obrigado e até a próxima 😀
Boa tarde, muito instrutivo as postagens, gostaria se saber se você tem a intenção de fazer algum vídeo com os passos para instalação. Recentemente a empresa trabalho adquiriu um R740 da Dell, estamos programando fazer a virtualização de alguns serviços e inclusive o Banco de Dados Oracle..
Grato.
Olá Glaucio, existem diversos posts no blog, inclusive com vídeo, acesse meu canal no youtube que estão todos lá.
Olá Rodrigo.. fiz a parte toda da instalação.. o problema foi que o “iptables-service” só instalou depois de eu ter instalado o “iptables” primeiro.
Como sou novo em linux sofri um pouco mas a intuição ajudou bastante.
Seus artigos são perfeitos, parabéns.
Olá Michael, obrigado!