Lab VCP6-DCV – Parte 1

VCP6Salve Salve Pessoa!

Algum tempo atrás foi lançado o vSphere 6, e está semana saiu a nova versão da certificação (VMware Certified Professional 6 – Data Center Virtualization), dessa forma houve a necessidade da atualização do meu lab de estudos para o vSphere 6.

Dessa vez desenhei toda a topologia para que possa ficar mais fácil para eu lembrar e para você que segue meu blog entender melhor, vale lembrar que irei ministrar muito em breve um curso de vSphere na Linuxfi, onde já dou aula de Linux.

A imagem mostra tando a configuração de hardware físico, como a configuração de hardware lógico e de todas as VMs utilizadas, anteriormente fiz um post onde explico todas as configurações de Hardware e Software do meu desktop, segue o link para o mesmo, http://wp.me/p2lGMF-kM.

Em outro post mostrei como instalar e realizar as configurações iniciais de storage, usando o Nexenta Community Edition, segue link, http://wp.me/p2lGMF-mO.

Já em outro post coloquei um vídeo que fiz mostrando como instalar o vSphere 6 e realizar a configuração inicial de rede, segue link, http://wp.me/p2lGMF-oM.

Abaixo a imagem da topologia que eu criei para esse lab.

lab-vcp6

 

Espero que vocês entendam, em outro post vou detalhar cada um dos itens na imagem.

Até a próxima 😀

 

6 thoughts to “Lab VCP6-DCV – Parte 1”

  1. Rodrigo boa tarde! Descobri agora seu site e fiquei impressionado com a qualidade das suas postagens. Meus parabéns!
    Nesta figura que você apresenta seu hardware, eu fiquei em dúvida se você tem somente uma placa de rede física e em cima dela montou as demais, é isso mesmo?
    Eu tenho um servidor com 1 host Vsphere e 6 Vms. Gostaria de usar o Nexenta (conheci através de você) para fazer alguns backups. Neste host tenho 2 placas de redes, 1 eu coloquei o link de Internet e na outra construi minhas redes, mas pretendo mudar utilizando sua idéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.