Ir para o conteúdo principal

Migrei o blog do WordPress para Hugo

·693 palavras·4 minutos
Rodrigo Lira
Autor
Rodrigo Lira
Linux/BSD SysAdmin

wp-to-Hugo

Salve Salve Pessoal!

Como vocês podem ver, fiz algumas mudanças no blog.

Neste post vou falar um pouco sobre a minha decisão de fazer essa migração, como escolhi o tema, os desafios enfrentados nesse processo e o que ainda falta ajustar.

Por que sair do WordPress?
#

Desde que publiquei meu primeiro post, sempre usei WordPress. Ele foi, e ainda é a porta de entrada de muita gente para blogs e sites, é fácil, flexível e tem plugin pra absolutamente tudo.

Mas quem usa WordPress há bastante tempo sabe que muita coisa mudou, especialmente na forma de gestão e na filosofia do projeto. O que antes era um CMS simples e direto foi ganhando camadas e mais camadas de complexidade.

Alguns pontos que começaram a pesar pra mim:

Manutenção: Acho que esse é um dos principais motivos, atualizações do WordPress, temas, plugins, apache, mysql, php, ou seja, várias camadas para manter e constantes atualizações.

Segurança: Nunca tive problemas do meu blog ser invadido, porém, o WordPress é alvo constante e acaba exigindo atenção contínua.

Performance: Mesmo com cache e otimizações, a performance de sites estáticos são é bem melhores.

Editor (Gutenberg): Tem gente que gosta daquilo? Eu nunca gostei, tinha que usar um plugin para usar o editor clássico para poder criar um post, punk demais isso.

Por que o Hugo?
#

A ideia de usar um site estático não é nova, conheci o Hugo faz algum tempo, mas foi depois que vi o tema blowfish que tomei a decisão de migrar, só estava sem tempo estudando para o EX442.

Se você não conhece o Hugo, acesse o link abaixo.

https://gohugo.io/

Sites estáticos são extremamente rápidos, sem banco de dados, sem manutenção, o conteúdo é escrito de forma simples usando Markdown(confesso que não sou fã, mas é melhor que o Gutenberg😬).

Deploy e armazenamento simples, rsync, GitHub Pages, Cloudflare Pages, S3, temos diversas possibilidades.

Como meu domínio está na Cloudflare, optei por usar o Cloudflare Pages para publicação, e o GitHub para armazenar os dados.

Hoje, escrever um post é basicamente:

flowchart TD
    A[git pull] --> B[vim POST.md]
    B --> C[hugo server -D]
    C --> D[git add / commit]
    D --> E[git push]

Simples :D

Tema Blowfish
#

A escolha do tema Blowfish veio antes mesmo de escolher o Hugo, vi esse tema em um dos blogs que sigo no meu rss e gostei demais dele, além disso ele é super simples de usar e configurar e vem como uma ferramenta própria de personalização, o que acaba facilitando demais o processo.

https://blowfish.page/

Desafios da Migração
#

Mas, nem tudo são flores.

Migrar anos de conteúdo do WordPress para Hugo deu um bom trabalho e levou um bom tempo, acho que passei um mês ajustando o conteúdo antes de publicar, ainda não está 100%.

Os principais desafios que enfrentei foram:

Conversão dos posts para Markdown, para isso usei o wordpress-export-to-markdown. Testei diversas outras ferramentas, mas a melhor para mim foi essa, segue o link do mesmo.

https://github.com/lonekorean/wordpress-export-to-markdown

URLs quebradas (acentos, pontos, caracteres especiais), o WordPress omite tudo isso da URL, na conversão isso foi mantido, então tive que ajustar tudo.

Categorias e tags, também tive que ajustar as diferenças, no Hugo/blowfish é categories e tags, no WordPress era category e tag, então precisei ajustar para o padrão do WordPress por causa do SEO para não perder as indexações do Google por exemplo.

Teve bastante script em shell no meio do caminho, coisa pra remover acentos, normalizar slugs, caminhos das imagens, validar links quebrados, etc.

Falta migrar…
#

Como podemos ver, o blog já está funcional, mas ainda tem algumas coisas pendentes:

  • Alguns posts antigos que precisam de revisão.
  • Ajustes finos de SEO.
  • Melhor organização de categorias e tags.
  • Definir uma padronização de tamanho para as imagens.
  • Limpar arquivos desnecessários.
  • E o principal, migrar os comentários.

Nada crítico, mas melhorias contínuas que vão acontecendo com o tempo.

Conclusão
#

A migração do WordPress para o Hugo foi, sem dúvida, uma boa decisão.

A simplicidade e não ter mais que me preocupar com atualizações de SO, apache, php, banco de dados e vulnerabilidades aleatórias, valeu as horas de trabalho para migrar.

Até o próximo post!

🚀🚀🚀