Rodrigo Lira
Bem vindo ao meu blog, sou graduado em Redes de Computadores e pós-graduado em Segurança de Redes de Computadores, possuo diversas certificações profissionais, aqui compartilho com vocês um pouco do meu dia-a-dia como profissional de tecnologia da informação, sintam-se avontade em comentar e enviar suas dúvidas, respondo a todos sempre que possível, obrigado e divirtam-se!

Nexenta – Expert Mode Shell

Salve Salve Pessoa!

Por padrão quando logamos no Nexenta via SSH nós caimos dentro do NMC (Nexenta Management Console).

Screen Shot 2016-07-21 at 09.47.11 (2)

É um console de gerenciamento próprio, com comandos limitados ao gerenciamento do Nexenta. Se apertar-mos TAB 2x ele exibira todos os comando possíveis.

Screen Shot 2016-07-21 at 09.46.20 (2)Mas como eu faço para fazer alterações avançadas no sistema, editar arquivos diretamente no /etc por exemplo. É possível entrar no shell do sistema, para isso faça o seguinte:

Digite:

[email protected]:/$ option expert_mode=1
[email protected]:/$ !bash
You are about to enter the Unix ("raw") shell and execute low-level Unix command(s). Warning: using low-level Unix commands is not recommended! Execute? (y/n)

Confirme digitando “y” e você já entrará no shell do sistema.

[email protected]:/volumes#

Pronto, agora você já tem acesso aos diretórios do sistema como o /etc /home e etc, e comandos normalmente encontrados na familia Unix, como o ls, ifconfig e etc.

Screen Shot 2016-07-21 at 10.06.22 (2)

Até a próxima 😀

 

Share

You may also like...

1 Response

  1. 15/09/2016

    […] é bem simple, através do console, entre no modo avançado, falei disso em outro post aqui no blog CLIQUE AQUI, depois basta executar os seguintes […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

EnglishPortugueseSpanish