Salve Salve Pessoal!
É com muito prazer que começo mais uma serie de posts, dessa vez vamos falar sobre o Oracle Linux Virtualization Manager.
Para quem não conhece o Oracle Linux Virtualization Manager é a nova solução de virtualização da Oracle, ele é baseado no oVirt 4.2.8 e KVM, para quem conhece e usa a outra solução de virtualização da Oracle o Oracle VM Server sabe que ele usa o Xen.
Para maiores detalhes sobre o oVirt você pode acessar o link abaixo.
https://ovirt.org/release/4.2.8/
Não vou entrar em detalhes de features do Oracle Linux Virtualization Manager nesse momento, espero fazer diversos posts mostrando cada uma delas.
A base do laboratório que vamos criar para nossos testes é a seguinte:
Vamos entender um pouco mais sobre o que esse imagem quer dizer.
O servidor OLV_Manager será o servidor de gerenciamento, ele terá 16 GB de memoria RAM, 2 CPU, 1 disco de 50GB e duas interfaces de rede, que vão estar em agregação de link.
O servidores OLV_KVM serão nossos virtualizadores, eles terão 16 GB de memoria RAM, 2 CPU, 1 disco de 50GB para sistema operaciona e outro disco de 200GB para storage local e quatro interfaces de rede, que também vão estar em agregação link.
O servidor OVL_STORAGE será nosso storage, irá trabalhar com os protocolos iSCSI e NFS, ele terá 4 GB de memoria RAM, 2 CPU, 1 disco de 20GB para o sistema operacional e dois discos de 200GB para dados do iSCSI/NFS e duas interfaces de rede, que vão estar em agregação de link.
O sistema operacional de todos os servidores será o Oracle Linux 7.6.
Bem, por enquanto é isso, no próximo post já veremos o requisitos de software e hardware para instalação do Oracle Linux Virtualization Manager, e já faremos a instalação do mesmo.
Até o próximo post!
😀
Seja o primeiro a comentar