Oracle Linux Virtualization Manager – Parte 03

Salve Salve Pessoal!

Vamos dar continuidade a nossa serie de posts sobre o Oracle Linux Virtualization Manager.

No último post vimos como fazer a instalação do Oracle Linux 7 hoje vamos fazer a instalação do Manager, se você não leu nenhum dos outros dois posts, acesse os links abaixo:

Oracle Linux Virtualization Manager – Parte 01

Oracle Linux Virtualization Manager – Parte 02

A primeira coisa que vamos precisar fazer é a instalação do pacote  ovirt-release42.rpm, execute o seguinte comando:

# yum install -y https://yum.oracle.com/repo/OracleLinux/OL7/ovirt42/x86_64/ovirt-release42.rpm

Este pacote vai fazer a instalação dos repositórios necessários para instalação de todos os demais pacotes do Manager, como mostra a imagem abaixo.

Agora que já instalamos os repositórios vamos a instalação do ovirt-engine e suas dependências, execute o seguinte comando:

# yum install -y ovirt-engine

Depois de concluir a instalação do pacote ovirt-engine e suas dependências execute o seguinte comando para começar a configuração do Manager:

# engine-setup --accept-defaults

Com esse comando estamos fazendo a configuração do Manager e aceitando as configurações padrões do mesmo, será solicitado apenas a senha do usuário admin e se tudo ocorrer bem a instalação será realizada com sucesso.

A tela abaixo mostra uma instalação realizada com sucesso, ao final da instalação será exibida a URL de login no sistema.

OBS: Se não usarmos a opção –accept-defaults será solicitado diversas informações sobre o nosso ambiente, como estamos fazendo a instalação em ambiente de laboratório, não haverá problemas em usar as opções padrão, em outro momento farei a instalação passo a passo falando sobre cada ponto.

Abra o navegador na URL informada, e clique em Administration Portal para logar no ambiente.

Pronto, Oracle Linux Virtualization Manager instalado com sucesso.

No próximo post vamos ver a instalaçõs dos Oracle Linux KVM compute hosts, ou seja, os servidores que serão gerenciados pelo nosso manager.

Até o próximo post!

😀

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.