Oracle VM Server – Backup (Manager)

Salve Salve Pessoal!

No post anterior vimos como como podemos realizar o backup do Oracle VM Servers, mesmo a Oracle dizendo que não existe a necessidade, se você não leu esse post recomendo que leia agora no link abaixo:

Oracle VM Server – Backup (Servers)

Agora vamos ver como realizar o backup do Oracle VM Manager, mas primeiro vamos entender um pouco mais sobre o Manager.

Desde a sua versão 3.2 o Oracle VM utiliza o banco de dados MySQL Enterprise Edition, vale lembrar que não podemos utilizar esse banco para outro serviço que não seja a própria solução, a porta utilizada para comunicação é a 49500, com isso a Oracle também implementou o MySQL Enterprise Backup, dessa forma o backup é feito de forma automática. 😀

Vamos ver quais diretórios e arquivos são necessários realizar backup, para caso o Manager venha ser perdido nós possamos restaurar o mesmo.

O Oracle VM Manager é executado em cima de um servidor WebLogic, ai vem uma parte interessante que quero abordar em um post próximo, apesar de não podermos colocar a autenticação do Oracle VM via LDAP ou AD, podemos fazer isso dentro do WebLogic, vamos ver como fazer isso em breve. 😉

Continuando, quase todos os componentes Oracle VM Manager se encontram dentro do diretório /u01, mais especificamente /u01/app/oracle/.

Para nosso caso, precisamos prestar atenção em três pontos:

1 – /u01/app/oracle/mysql/data – arquivos do banco, ou seja nosso banco de dados.

2 – /u01/app/oracle/ovm-manager3/.config – arquivo de configuração do Oracle VM Manager para o banco de dados.

3 – /etc/sysconfig/ovmm – arquivo de configuração do Oracle VM Manager para backups.

Pronto, agora que já entendemos um pouco mais sobre o Oracle VM Manager, vamos ao backup.

Por padrão o Oracle VM Manager realiza o backup do banco dados de forma automática, ele salva os últimos 21 dias. Mas onde está essa configuração?

Acesse o Oracle VM Manager e navegue até a aba Reports and Resources > Preferences:

Nas duas ultimas opões são definidas a quantidade de backups e o intervalo em minutos entre cada backup, posso mudar essas opções? Sim, você pode adequar de acordo com a sua necessidade.

Então tranquilo, o próprio Manager se encarrega de fazer o backup, mas onde ele faz esse backup?

Bem, o backup é feito dentro do diretório /u01/app/oracle/mysql/dbbackup/.

O Oracle VM Manager utiliza um padrão de nome para realização do backup, sempre que o backup for realizado de forma automática será AutoFullBackup-DATA_HORA como podemos ver na imagem acima.

Nós podemos verificar que existem outros diretórios com um padrão de nome diferente, VERSAO_preUpgradeBackup-DATA-HORA, esse backup é gerado sempre que for ser realizada a atualização da versão do Oracle VM Manager, ou seja, o processo de atualização se encarrega de realizar um backup automático antes da atualização.

Nós também podemos gerar um backup manual utilizando o utilitário BackupDatabase que se encontra no diretório /u01/app/oracle/ovm-manager-3/ovm_tools/bin/, será solicitado o login e senha do Manager, depois disso um backup é gerado dentro do mesmo diretório dos backups automáticos.

Observando a imagem abaixo vemos que o nome do backup muda, ao invés de ser AutoFullBackup-DATA_HORA, passa a ser ManualBackup-DATA_HORA.

Na execução do backup manual execute com a opção -h (–help), para verificar todas as possibilidades de uso do utilitário.

Pronto, agora sabemos como realizar o backup do Oracle VM Manager, mas mesmo assim o backup está sendo salvo dentro do mesmo servidor, isso não é uma boa pratica.

Se você prestou atenção no arquivo /etc/sysconfig/ovmm, verificou que ele passa uma variável chamada DBBACKUP=/u01/app/oracle/mysql/dbbackup, essa variável define exatamente o local onde será salvo o backup, ou seja, podemos montar um compartilhamento NFS por exemplo e o backup será salvo diretamente em outro servidor.

Fora o banco de dados, precisamos salvar outro arquivo para uma futura restauração do nosso Oracle VM Manager, precisamos salvar o arquivo /etc/sysconfig/ovmm, dentro desse arquivo encontramos a variável UUID=0004fb0000010000a66ead5f5516c460, esse é o UUID do meu Oracle VM Manager.

Quando vamos realizar a restauração do nosso ambiente em caso de perda por exemplo, precisamos passar  o número do UUID como parâmetro, esse arquivo só precisa ser salvo uma única vez, mas nos só conseguimos esse UUID nesse arquivo? Não, existem outros lugares onde conseguimos esse UUID, mas a recomendação da Oracle é que seja salvo esse arquivo.

Então, apenas para esclarecer um pouco mais, para recuperarmos todo o nosso Manager, nós precisamos um backup, seja ele automático ou manual e do arquivo /etc/sysconfig/ovmm.

Até o próximo post! 😀

One thought to “Oracle VM Server – Backup (Manager)”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.