Oracle VM Server – Backup (Servers)

Salve Salve Pessoal!

Em um post anterior que fiz, falei que iria fazer uma serie de três posts sobre backup do Oracle VM, começando pelo Oracle VM Server.

Oracle VM Server – Backup

Demorou um pouco, hehehe, mas vamos ao que interessa 😀

Para começarmos a própria Oracle não recomenda o backup dos servidores Oracle VM, como ela mesmo diz: simplesmente exclua o servidor do Oracle VM Manager, reinstale e descubra o Oracle VM Server.

Realmente ela está correta quando a isso, quando perdemos um servidor, seja por qual motivo for, basta remover do Manager e depois colocar novamente.

Porém, quando passei por esse problema, vi que não é tão simples assim, porque tive que inserir o servidor manualmente em todos os repositórios e adicionar a todas as redes manualmente.

Quanto a parte de repositórios é mais tranquilo, normalmente temos poucos, mas dependendo da quantidade de redes isso pode demandar um pouco mais de trabalho, e foi ai que percebi que se eu tivesse salvo o conteúdo do diretório /etc/sysconfig/network-scripts/ teria me poupado um trabalho grande.

Pois bem, apesar da Oracle não recomendar o backup do Oracle VM Server, eu recomendo o backup do diretório /etc/sysconfig/network-scripts/, vale lembrar que isso é uma opinião pessoal minha.

Porque em caso de você acabar perdendo o servidor, basta formatar e copiar todos os arquivos para o diretório 😀

Vale lembrar que isso é para o mesmo servidor que você fez o backup, caso deseje colocar em outro servidor certamente vai dar erro por causa dos endereços mac.

Para facilitar a vida criei um script que faz esse processo de forma automática, acessem o link abaixo para baixa.

https://gitlab.com/eurodrigolira/oracle-vm

Até a próxima 😀

Referência:

http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/vm/ovm3-backup-recovery-1997244.pdf

3 thoughts to “Oracle VM Server – Backup (Servers)”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.