Salve Salve Pessoa!
Nesse post vou mostrar todo o passo-a-passo de instalação do Oracle VM Manager, que é o cara responsável pelo gerenciamento do nosso ambiente virtualizado, a instalação dele é bem simples, porém existem alguns detalhes que se não prestarmos atenção podem nos tirar bastante tempo na hora da sua implementação. Diferentemente do Oracle VM Server, o Manager não vem em uma ISO já pronta, nesse caso precisamos instalar um Sistema Operacional antes, no caso do nosso lab, instalei um Oracle Linux 7, fiz a atualização de todos os pacotes.
Salve Salve Pessoal!
Dando continuidade ao nosso lab sobre Oracle VM Server, nesse post vou mostrar como realizar a instalação e configurações iniciais do mesmo, a instalação e configuração é bem tranquila, as maquinas(VMs) estão configuradas de como eu falei no primeiro post, caso não tenha visto o mesmo, pode acessa-lo através do link abaixo:
Salve Salve Pessoal!
Neste post vou mostrar como configurar o Link Aggregation no Nexenta, é muito simples. Vou mostrar como fazer via interface web e via linha de comando. Para quem não sabe o que é o Nexenta, eu já falei sobre ele em outros posts, procurem aqui no blog ;).
Mãos a obra :D
Salve Salve Pessoal!
Bem, depois de um bom tempo sem realizar nenhum post sobre laboratórios, venho iniciar uma nova serie, desta vez vamos montar um lab sobre o Oracle VM Server.
O Oracle VM Server é a solução de virtualização da Oracle, é uma plataforma totalmente gratuita, ou seja, custo zero, e desenvolvida e mantida por uma das maiores empresas de TI do mundo, a gigante Oracle.
Salve Salve Pessoal!
Desde o inicio do ano, está disponível no VMware Hands-on Labs dois cursos em português, facilitando muito o entendimento da ferramenta proposta no lab, os labs são:
HOL-SDC-1603 VMware NSX Introduction
Salve Salve Pessoal!
Vou adicionar aqui, um simples script que criei para realizar backup das configurações do OpenWrt.
Segue o Script abaixo:
#!/bin/sh # Rodrigo Lira # E-mail - eurodrigolira@gmail.com # Script para backup do OpenWrt # VARIAVEIS DATA=`date +%d_%m_%Y` NOME=backup-openwrt-$DATA.tar.gz # CRIANDO O BACKUP DENTRO DO /tmp sysupgrade --create-backup /tmp/$NOME # ENVIA O ARQUIVO VIA SCP PARA SERVIDOR DE BACKUP scp /tmp/$NOME root@IP_DE_DESTINO:/PASTA_DE_DESTINO # APAGA O ARQUIVO DE BACKUP rm /tmp/$NOME Este script faz o backup utilizando autenticação sem senha, instale o pacote openssh-client-utils para poder gerar as chaves para autenticação sem senha:
Salve Salve Pessoal!
Estou dando inicio a uma nova serie de vídeos, desta vez sobre o pfSense.
Ultimamente tenho recebido diversos contatos referente a um vídeo que publiquei sobre a integração do pfSense com captive portal autenticando usuários via RADIUS no Windows Server (http://rodrigolira.eti.br/1260/), problemas diversos, desde firewall até configuração errada das politicas no Windows.
Salve Salve Pessoal!
Nesse post vou mostra como atualizar o NexentaStor da versão 4.0.3 para 4.0.4.
Para quem vinha acompanhando os meus posts sobre o meu laboratório de vmware, pode observar que a versão utilizada no mesmo é o 4.0.3, dessa forma vamos fazer um upgrade em nosso servidor de storage :D
Salve Salve Pessoal!
Nos últimos dias fiquei sem meu desktop que uso para laboratórios, a placa mãe uma Gigabyte Z97M-D3H v1.0 iniciava, porém na tela da BIOS ela reiniciava.
Segue mais detalhes sobre o modelo da mesma:
Salve Salve Pessoal!
Venho com muita alegria informar que passei na prova para VCP6-DCV.
A prova foi muito boa, bem melhor do que quando fiz para VCP5, porém a minha prova foi a Delta Beta, apenas de atualização, então caiu apenas o que veio de novidade no vSphere 6.
Salve Salve Pessoal!
Esse final de semana acontece o JampaSec 2015.
O JampaSec 2015 será um evento de Segurança da Informação que acontecerá nos dias 02 e 03 Outubro de 2015 em João Pessoa, Paraíba. O evento contará com profissionais da área de Segurança da Informação de diversos Estados do Brasil que falarão sobre os temas e tendências na área. Voltado para estudantes, profissionais, gerentes e interessados em Tecnologia da Informação, o evento terá o apoio da OWASP Paraíba e da Faculdade Estácio bem como diversos patrocinadores.
Salve Salve Pessoal!
Todas as vezes que temos que acessar um host que tenha instalado o vSphere Free, nós temos que ter instalados em nosso sistema o vSphere Client, já imaginou não precisarmos mais do cliente para instalar VMs, configurar, gerenciar e etc, o pessoal da VMware Labs desenvolveu uma solução Web para este problema.
O “ESXi Embedded Host Client”, este já é um projeto antigo, porém com essa nova atualização a coisa ficou bem mais legal de se ver :D
Ou seja, você consegui fazer diversas coisas sem a necessidade do client instalado em sua maquina, bastando apenas do navegador.
O JampaSec 2015 será um evento de Segurança da Informação que acontecerá nos dias 02 e 03 Outubro de 2015 em João Pessoa, Paraíba. O evento contará com profissionais da área de Segurança da Informação de diversos Estados do Brasil que falarão sobre os temas e tendências na área. Voltado para estudantes, profissionais, gerentes e interessados em Tecnologia da Informação, o evento terá o apoio da OWASP Paraíba e da Faculdade Estácio bem como diversos patrocinadores.
Salve Salve Pessoal!
Depois de um bom tempo sem postar nada, venho postar aqui alguns cursos da VMware que são gratuitos, esses cursos dão uma boa base das suas tecnologias e ajudam a decidir qual caminho seguir, segue a lista abaixo:
VSAN - Virtual SAN Fundamentals
https://mylearn.vmware.com/mgrreg/courses.cfm?ui=www_edu&a=one&id_subject=55806
NSX - VMware Network Virtualization Fundamentals
http://mylearn.vmware.com/mgrReg/courses.cfm?ui=www_edu&a=det&id_course=240782
Data Center Virtualization Fundamentals - vSphere 6
Salve Salve Pessoal!
Estava configurando o meu laboratório para VCP6-DCV quando me deparei com a seguintes mensagem “System logs on host vsphere-03.lab.local are stored on non-persistent storage”, achei estranho e fui pesquisar para saber melhor sobre o problema, que é basicamente o seguinte, os logs não estão sendo gravados em disco, dessa forma você tem que adicionar o caminho manualmente para que os mesmos possam ser gravados em disco.
Este problema já foi diagnosticado pela VMware “KB 2032823”.
Segue abaixo um passo-a-passo de como resolver o problema:
1 - Abra p vSphere Client e selecione o host, no meu caso o vsphere-03.lab.local:
Salve Salve Pessoal!
Já fazia algum tempo que vinha querendo implementar está solução em minha casa, tenho um filho de 6 anos e acho necessário bloquear algumas coisas indevidas, tudo na internet hoje está fácil demais :(
Então vamos lá, o cenário é bastante simples, segue uma imagem do mesmo:
Vamos a explicação :D
Salve Salve Pessoal!
To compartilhando com vocês essa tabela que vi em um dos grupos de vmware que participo, ela é muito legal porque faz um resumo de algumas features das versões 5.0, 5.1, 5.5 e 6.0.
Salve Salve Pessoal!
Para quem não conhece o OpenWRT ele é uma distribuição GNU/Linux para dispositivos embarcados, normalmente roteadores. Para maiores informações segue abaixo o link do projeto:
http://wiki.openwrt.org/start
Sendo que nesse post vou mostrar como instalar ele no VMware Workstation, dessa forma você pode realizar laboratórios com o mesmo sem a necessidade de um roteador.
A versão atual é a Barrier Breaker 14.07, ela vem com o kernel 3.10 entre outros software, segue link para maiores informações:
http://wiki.openwrt.org/doc/barrier.breaker
Vamos ao que interessa, primeiramente é necessário você ter instalado em seu sistema o pacote qemu-utils para poder converter a imagem .img em .vmdk. Faça o download do OpenWRT para x86 no link abaixo:
Salve Salve Pessoal!
Resolvi fazer uma serie de posts para mostrar as funcionalidades do VMware Workstation, o mesmo é muito pouco explorado, principalmente quando se trata de realizar alguns laboratórios com a ferramenta, sem contar diversos outros recursos que não são utilizados.
Neste primeiro post vou mostrar como instalar ele no Linux, no meu caso no Slackware, a instalação segue o mesmo padrão em outras distribuições, como também no windows.
Então vamos lá:
Primeiro baixe o VMware Workstation do site da vmware:
https://my.vmware.com/web/vmware/info/slug/desktop_end_user_computing/vmware_workstation/11_0
Dê permissão de execução ao arquivo:
#chmod +x VMware-Workstation-Full-11.1.0-2496824.x86_64.bundle
Salve Salve Pessoal!
O que é o CORE Network Emulator?
É um emulador de redes, muito leve e poderoso, ele utiliza ferramentas instaladas na sua própria maquina, exemplo: se eu quero usar o tshark na minha rede virtual, basta eu instalar o tshark em meu sistema que automaticamente poderei utilizar o mesmo em minha rede virtual, as possibilidades são várias, tudo depende de sua necessidade, você pode até colocar sua maquina física dentro da rede virtual. Você pode rodar vários serviços nessa rede, trabalhar com IPv6 ou IPv4, roteamento estático ou dinâmico, abrir terminais nas maquinas, as possibilidades são várias.
Site Oficial: http://www.nrl.navy.mil/itd/ncs/products/core