Salve Salve Pessoal!
No post de hoje vou mostrar como podemos criar um usuário para gerenciar um Cluster kubernetes.
Antes de mais nada quero deixar bem claro que existem diversas maneiras de criar um usuário para gerenciar o kubernetes, aqui vou escrever da maneira que eu gosto de fazer e que eu acho mais simples, não que seja a maneira mais simples, mas como já é o meu padrão, para mim é simples. :D
Salve Salve Pessoal!
Hoje quando fui atualizar o meu Zabbix Server para a versão 6.0.12 recebi um erro na hora de criar o pacote para o Slackware.
Pesquisando um pouco sobre o problema, já cai na página de suporte da Zabbix.
Salve Salve Pessoal!
Como podem ver o blog está com um tema novo.
Fazia tempo que vinha querendo um tema mais “clean”, um tema mais simples e rápido. Gostei muito desse tema e deverá ser o tema do blog por um longo tempo.
Salve Salve Pessoal!
Nesse último vídeo da nossa série sobre o XCP-ng vamos ver como podemos gerenciar nossas máquinas virtuais e nosso cluster.
Vamos ver todos os detalhes da configuração do HA, snapshot, clones, templates, ou seja, todo o ciclo de vida de uma máquina virtual.
Salve Salve Pessoal!
Recentemente a VMware anunciou sua nova certificação, a VMware Certified Professional – VMware Cloud (VCP–VMC) 2022.
Essa certificação valida a capacidade de identificar os principais componentes de uma solução VMware em Cloud, como se conectar e migrar para VMware Cloud, os benefícios do VMware Tanzu Kubernetes Grid.
Salve Salve Pessoal!
Dias atrás foi lançado o VMware Workstation 17 Pro e o Workstation Player 17, ele trouxe algumas novidades, entre elas podemos citar:
Salve Salve Pessoal!
A VMware lançou recentemente o vSphere 8, são diversas novidades e novas features, porém para começar vamos ver como está a nova versão do ESXi rodando em modo standalone.
Salve Salve Pessoal!
Nesse post vou mostrar como podemos fazer a atualização do ESXi via linha de comando, normalmente através de uma conexão via SSH, mas o mesmo caso se aplica se você estiver na frente do servidor usando a DCUI/SHELL do ESXi.
Salve Salve Pessoal!
Hoje vamos ver como podemos instalar e configurar o MinIO.
O MinIO é um sistema de armazenamento do tipo object storage, compatível com as features de API do S3 da AWS.
Salve Salve Pessoa!
Hoje um dos meus clientes perdeu um dos discos do seu servidor.
Existiam máquinas virtuais rodando em produção nesse disco. :(
Como ESXi perdeu referência com essas máquinas virtuais ficou apresentando um Status de Invalid para essas máquinas virtuais.
Salve Salve Pessoal!
Este final de semana fiz minha primeira prova de Kubernetes: CKA - Certified Kubernetes Administrador
Como vocês podem ver fui bem e passei.
Salve Salve Pessoal!
Nesses últimos dias venho tentando migrar todas as aplicações que administro no meu trabalho para dentro de um cluster kubernetes.
Estou utilizando o ArgoCD como ferramenta para o continuous delivery do ambiente. Não tive problema algum com os deploys feitos no ambiente, porém o health check do ingress de todos sempre estavam com o status de Progressing, como podemos ver na imagem abaixo.
Salve Salve Pessoal!
Eu já mostrei diversas ferramentas do meu dia a dia com Linux, mas com certeza o nmon é uma das minha favoritas. ;)
O nmon é uma ferramenta que fornece uma grande quantidade de informações de desempenho de uma só vez. Podemos ver informações sobre CPU, memória, rede, discos, sistemas de arquivos, NFS, processos, recursos, etc.
Salve Salve Pessoal!
Vamos para mais uma ferramenta do meu dia a dia com Linux.
Todos nós conhecemos muito bem o nosso amigo traceroute, normalmente ele nos mostra a rota percorrida de um host a outro.
Salve Salve Pessoal!
Dando continuidade as ferramentas do dia a dia com Linux, hoje eu vou falar do BASHTOP.
BASHTOP é um monitor de recursos do sistema operacional.
Com ele você consegui visualizar o uso de recursos do processador, disco, memória, rede e processos em execução.
Salve Salve Pessoal!
Nesse vídeo da nossa série sobre o XCP-ng vamos criar nossas primeiras máquinas virtuais.
Vamos ver todos os detalhes da criação de uma máquina virtual no XCP-ng.