Para imagens atualizadas visite a página abaixo:
https://rodrigolira.eti.br/isos-esxi-customizadas/
Salve Salve Pessoal!
Algum tempo atrás criei ISOs personalizadas do ESXi com os drivers Realtek e disponibilizei para download, acessem o post pelo link abaixo:
Salve Salve Pessoal!
Quem trabalha com redes sabe o quanto é bom termos dispositivos para podermos validar as configurações antes de colocar em produção, quando não temos esses dispositivos nós podemos utilizar os simuladores ou emuladores, que normalmente são distribuídos pelos próprios fabricantes ou terceiros, nós temos alguns famosos, como:
Salve Salve Pessoal!
Nesse post vou mostrar como podemos fazer a atualização do ESXi via CLI.
Eu possuo vários clientes de pequeno e médio porte que rodam o esxi free em seus ambientes, ou seja, a versão que não utiliza o vCenter Server e etc, então o processo de atualização do sistema é manual, diferentemente de quando usamos o vCenter com Update Manager.
Salve Salve Pessoal!
Nesse post vou falar sobre a complexidade se senhas do ESXi.
Por padrão, quando vamos instalar um novo servidor ESXi, nós podemos configurar uma senha com baixa complexidade, o único pré-requisito que ela precisa atender é que tenha no mínimo 7 caracteres.
Salve Salve Pessoal!
Bem, como falei no post anterior (acesse AQUI), vamos começar a desmistificar o Slackware, nesse post vou mostrar a parte de instalação do Slackware.
Apesar de não ter uma interface gráfica “bonitinha” como algumas distribuições que encontramos hoje em dia, o processo de instalação do Slackware é tão simples quanto a instalação de uma dessas distros.
Salve Salve Pessoal!
Como o título do post já diz, vamos começar a desmistificar o Slackware :D
Em alguns grupos de whatsap e telegram que participo, sempre existem discussões quanto ao uso do Slackware, seja em ambientes de desktop ou em ambientes de servidor.
Salve Salve Pessoal!
Vou fazer três posts sobre soluções de backup do Oracle VM Server.
Vamos ver as recomendações de backup que a própria Oracle sugeri em cada um dos componentes do Oracle VM Server, vamos falar sobre as ferramentas disponíveis no marcado.
Salve Salve Pessoal!
Um dos possíveis erros que podemos cometer na hora da instalação de um sistema operacional, é realizar as configurações de rede da forma incorreta. Pós instalação nós podemos resolver isso sem problemas, indo no arquivo de configuração e corrigindo o que for necessário.
Salve Salve Pessoal!
Depois de um tempo sumido devido aos estudos para a prova do RHCE, estou voltando.
Infelizmente não obtive exito em passar no exame, depois de refletir sobre o exame, penso que sei onde errei principalmente.
Salve Salve Pessoa!
É com muita alegria que escrevo esse post! :D
A Oracle anunciou hoje uma solução para backups de maquinas virtuais oficial e gratuita, o ovm-bkp v1.0.
Salve Salve Pessoal!
Vamos para mais um post da serie de Hardening em Red Hat/CentOS 7.
No post anterior vimos como controlar o acesso de root em diversas formas de login. até mesmo por SSH, se não viu o primeiro post, sugiro que acesse e leia, segue o link:
Salve Salve Pessoal!
Antes de começar essa serie de posts, vamos começar entendendo um pouco o que é o hardening?
Segundo a Wikipédia: Hardening é um processo de mapeamento das ameaças, mitigação dos riscos e execução das atividades corretivas, com foco na infraestrutura e objetivo principal de torná-la preparada para enfrentar tentativas de ataque.
Salve Salve Pessoa!
Seguindo com nossa serie de posts sobre iproute2, vamos ver nesse post como criar interfaces especiais.
Se você não leu os posts anteriores, sugiro que leia nos links abaixo:
Salve Salve Pessoal!
No post anterior dessa nova serie de posts, vimos que podemos visualizar, adicionar e remover um endereço IP utilizando o iproute2.
http://rodrigolira.eti.br/iproute2-parte-01/
Hoje vamos ver como visualizar e gerenciar tabela ARP e NDP e os links (interfaces), como por exemplo, mudar o MTU de uma interface.
Salve Salve Pessoal!
Faz tempo que venho querendo falar sobre o iproute2.
Quando o Debian 9 foi lançado, várias pessoas tiveram dificuldade em realizar as configurações de rede porque pacote net-tools foi retirado da arvore do sistema, vi várias pessoas sem saber o que fazer, ou seja, não sabiam como configurar a rede.
Salve Salve Pessoal!
Fim de ano chegando e diversos planos aparecendo para 2018, entre esses planos, um é atualizar a minha VCP-DCV para a versão mais nova, no caso a versão 6.5, e assim também fazer uma reciclagem sobre todo o assunto da prova.
Salve Salve Pessoal!
Faz um pouco de tempo que venho estudando e começando a trabalhar com o Docker.
Nesse post vou mostrar como fazer a instalação do Docker CE (Community Edition) no Red Hat 7, por padrão a Red Hat só suporta o Docker EE (Enterprise Edition), até no site do Docker informa que a versão CE não é suportada, mas podemos resolver isso. ;)
Salve Salve Pessoal!
Depois de um bom tempo, enfim terminei meu script para clonar vms no ESXi :D
Segue o link do mesmo no GitHub - https://github.com/eurodrigolira/esxi
Tenho vários clientes que utilizam a solução gratuita da VMware como solução de virtualização, normalmente empresas de pequeno porte, como no ESXi Hypervisor(free) não utilizamos o vCenter Server, não temos a opção nativa de clonar uma VM, dessa forma é necessário fazermos esse processo manual, seja através de scripts, ou através de Ctrl+c e Ctrl+v, sendo que dessa forma gera uma mão de obra desnecessária.