Salve Salve Pessoal!
Algum tempo atrás fiz um script para clonar máquinas virtuais no ESXi Free, segue o link abaixo para o post sobre o mesmo:
https://rodrigolira.eti.br/script-para-clonar-vm-no-esxi-versao-1-0/
Fiz algumas pequenas alterações nele para ficar um pouco mais amigável.
Salve Salve Pessoal!
Depois de um bom tempo, enfim terminei meu script para clonar vms no ESXi :D
Segue o link do mesmo no GitHub - https://github.com/eurodrigolira/esxi
Tenho vários clientes que utilizam a solução gratuita da VMware como solução de virtualização, normalmente empresas de pequeno porte, como no ESXi Hypervisor(free) não utilizamos o vCenter Server, não temos a opção nativa de clonar uma VM, dessa forma é necessário fazermos esse processo manual, seja através de scripts, ou através de Ctrl+c e Ctrl+v, sendo que dessa forma gera uma mão de obra desnecessária.