VMware Workstation Pro 15 – Parte 09 (Configurações de Rede)

Salve Salve Pessoal!

No último post da série vimos quais são os componentes de rede do VMware Workstation Pro 15, hoje vamos ver como podemos configurar esses componentes.

Para configurarmos os componentes de rede do VMware Workstation Pro 15 usamos o Virtual Network Editor, podemos acessar ele através do menu do próprio VMware Workstation Pro 15 ou através do menu de programas do Windows ou Linux.

Para realizarmos as modificações desejadas no ambiente precisamos executar o Virtual Network Editor como usuário administrador/root ou apenas clicar em Change Settings para mudar as permissões, o programa será fechado e se abrirá novamente.

Depois de executarmos o programa como administrador/root podemos realizar as mudanças, vamos ver os tipos de configurações de rede uma por uma.

Bridged

Por padrão a VMnet0 é configurada como Bridged e não temos um servidor DHCP Virtual habilitado nessa rede.

Como falei no post anterior esse tipo de conexão conecta a máquina virtual diretamente a rede externa, essa conexão é feita usando sua interface de rede ativa no momento e de forma automática por padrão.

Se desejarmos podemos definir manualmente por qual interface a nossa máquina virtual vai se comunicar com a rede externa, basta selecionar a interface.

Também podemos definir quais interfaces podem ser utilizadas, clique em Automatic Settings e selecione as interfaces desejadas.

Host-only

Por padrão a VMnet1 é configurada como Host-only, como falei no post anterior, a comunicação nesse tipo de rede limita-se entre o host e a máquina virtual.

Por padrão temos um servidor DHCP virtual para este tipo de rede, podemos definir se se um adaptador virtual (VMnet1) deverá estar conectado a está rede, assim como se está rede vai usar um servidor DHCP virtual.

Caso esteja habilitado o uso do servidor DHCP virtual, podemos mudar as configurações da sub-rede utilizada.

Clicando em DHCP Settings podemos mudar o range de entrega de endereços IP, o Default lease time e o Max lease time.

NAT

Por padrão a VMnet8 é configurada como NAT, segue os mesmo padrões de uso do servidor DHCP virtual que o tipo de rede Host-only, a diferença é que as máquinas virtuais que fazem paste desta rede conseguem se comunicar com a rede externa.

Podemos realizar configurações mais avançadas na rede tipo NAT, para isso clique em NAT Settings.

Nesse nova aba que se abre, podemos realizar diversas configurações:

  • Mudar o endereço IP do Gateway
  • Configurar Port Forwarding
  • Permitir FTP
  • Permitir o trafégo de OUI dos Endereços MAC
  • Habilitar IPv6
  • Configurar DNS e NetBIOS

Vimos tudo o que podemos configurar para os três tipos de rede que podemos utilizar no VMware Workstation Pro 15.

Também podemos adicionar novas redes, essas novas redes só podem ser do tipo Host-only, podemos renomear essas novas redes, as redes Defaults (VMnet0, VMnet1 e VMnet8 não podem ser renomeadas.

Podemos restaurar as configurações ao padrão com o botão Restore Defaults.

Pronto, é isso ai, espero que tenham gostado e até o próximo post!

😀

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 30/04/2019

    […] moved here […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.