VMware Workstation Pro 15 – Parte 11 (Compartilhando uma Máquina Virtual)

Salve Salve Pessoal!

Vamos para mais um post de nossa série sobre o VMware Workstation Pro 15.

Hoje vamos ver como podemos compartilhar uma máquina virtual, para que outro computador que esteja executando o VMware Workstation Pro 15 em nossa rede possa ter acesso a essa máquina virtual.

Antes de mais nada precisamos verificar se o compartilhamento está habilitado, para isso acesse o Menu > Edit > Preferences.

Agora vá em Shared VMs, se estiver desabilitado habilite, a porta padrão é a 443, e caso deseje pode mudar as pasta padrão onde as máquinas virtuais compartilhadas são alocadas.

Agora podemos compartilhar nossa máquina virtual, nós temos duas possibilidades, a primeira é criar uma nova máquina virtual já compartilhada, para isso vamos em Shared VMs e depois Create a new virtual machine, os passos de configuração da máquina virtual são os mesmos quando criamos uma máquina virtual não compartilhada.

A outra possibilidade é que podemos compartilhar uma máquina virtual já criada, para isso clique na máquina virtual com o botão direito do mouse, vá em Manage > Share.

Uma nova aba se abrirá, clique em Next.

Escolha se você deseja mover a máquina virtual para o diretório de máquinas virtuais compartilhadas ou se deseja clonar essa máquina virtual para o diretório de máquinas virtuais compartilhadas, clique em Finish.

Após isso a máquina virtual já ficara disponível no compartilhamento.

Agora vamos conectar nossa máquina virtual compartilhada remotamente, de outro computador com o VMware Workstation Pro 15 instalado, no meu caso o VMware Workstation Pro 15 está instalado no Fedora 29, clique em Connect to a Remote Server.

Insira as informações de acesso, o número do endereço IP do host remoto com VMware Workstation Pro 15, usuário e senha.

Clique em Connect Anyway para conectar.

Pronto, a máquina virtual compartilhada agora está acessível remotamente, nós podemos gerenciar ela da mesma forma que uma máquina virtual local, configurar os dispositivos, desligar, ligar, tirar snapshot e etc.

Outra coisa que ganhamos quando trabalhamos com máquinas virtuais compartilhadas, é a possibilidade de darmos permissões especificas para cada usuário que se conectará a ela, para definirmos essas permissões clique com o botão direito do mouse na máquina virtual, Manager > Permissions.

Podemos dar permissões por usuário, grupos e ter roles personalizadas.

Para desabilitarmos o compartilhamento, só precisamos parar o compartilhamento, clique com o botão direito do mouse na máquina virtual, Manage > Stop Sharing.

Pronto, por enquanto é isso aí, até o próximo post!

😀

 

One thought to “VMware Workstation Pro 15 – Parte 11 (Compartilhando uma Máquina Virtual)”

  1. Pingback: Bitly

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.