Salve Salve Pessoal!
Ontem tive um problema em um dos clientes, de uma hora para outra o Oracle VM Manager dele parou de funcionar, o serviço ovmm não iniciava mais e acabou que ele não conseguia mais gerenciar suas máquinas virtuais.
Quando acessei o ambiente dele vi que o serviço ovmm_mysql do banco de dados MySQL também não estava funcionando.
Quando fui verificar o espaço em disco pude constatar que a partição / estava 100% de uso.
Então fui investigar o que estava causando esse problema, executando o comando du -hs * no / pude constatar que o problema estava dentro do diretório u01.
Entrando dentro do diretório u01 e executando mais uma vez o comando du -hs * pude ver que o problema estava dentro do diretório do mysql, logo pensei que tinha sido a rotação dos backups que não deveria estar funcionando como devia.
Entrei no diretório mysql e executei o du -hs * novamente e para minha surpresa o problema não estava no backup, mas sim no diretório do banco de dados.
Entrei no diretório data e executei mais uma vez o du -hs * para identificar qual arquivo estava tão grande para encher o disco.
Bem, agora que já sabia a causa do problema era correr atrás de uma solução, pesquisando no pai google achei um documento da própria Oracle sobre o problema:
https://support.oracle.com/knowledge/Oracle%20Linux%20and%20Virtualization/2216441_1.html
Porém não tenho acesso a documentação! 🙁
Então pesquisando mais um pouco descobri que essa tabela armazena apenas as estatísticas do ambiente e se limparmos ela não teremos problema algum em nosso ambiente, voltando a documentação da Oracle eles já mostram o procedimento de login no banco de dados e como acessar a mesma.
# mysql ovs -u ovs -p -S /u01/app/oracle/mysql/data/mysqld.sock
OBS: Use a senha do usuário Admin do Oracle VM Manager para logar no banco de dados.
Depois de logar só precisamos limpar os dados da tabela, para mim foi a parte mais difícil, pois não entendo de banco de dados e tive que dar uma boa pesquisada e rezar antes de executar o comando. 😀
mysql> truncate table OVM_STATISTIC;
Pronto, feito isso só iniciar os serviços do banco e manager.
# systemctl start ovmm_mysql # systemctl start ovmm
Até o próximos post!
😀
8 de março de 2021, salvou minha pele esse procedimento valeu amigo!
Opa show, bom saber que ajudei, boa sorte!