Oracle VM Server – Problema com a tabela OVM_STATISTIC do Manager

Salve Salve Pessoal!

Ontem tive um problema em um dos clientes, de uma hora para outra o Oracle VM Manager dele parou de funcionar, o serviço ovmm não iniciava mais e acabou que ele não conseguia mais gerenciar suas máquinas virtuais.

Quando acessei o ambiente dele vi que o serviço ovmm_mysql do banco de dados MySQL também não estava funcionando.

Quando fui verificar o espaço em disco pude constatar que a partição / estava 100% de uso.

Então fui investigar o que estava causando esse problema, executando o comando du -hs * no / pude constatar que o problema estava dentro do diretório u01.

Entrando dentro do diretório u01 e executando mais uma vez o comando du -hs * pude ver que o problema estava dentro do diretório do mysql, logo pensei que tinha sido a rotação dos backups que não deveria estar funcionando como devia.

Entrei no diretório mysql e executei o du -hs * novamente e para minha surpresa o problema não estava no backup, mas sim no diretório do banco de dados.

Entrei  no diretório data e executei mais uma vez o du -hs * para identificar qual arquivo estava tão grande para encher o disco.

 

Bem, agora que já sabia a causa do problema era correr atrás de uma solução, pesquisando no pai google achei um documento da própria Oracle sobre o problema:

https://support.oracle.com/knowledge/Oracle%20Linux%20and%20Virtualization/2216441_1.html

Porém não tenho acesso a documentação! 🙁

Então pesquisando mais um pouco descobri que essa tabela armazena apenas as estatísticas do ambiente e se limparmos ela não teremos problema algum em nosso ambiente, voltando a documentação da Oracle eles já mostram o procedimento de login no banco de dados e como acessar a mesma.

# mysql ovs -u ovs -p -S /u01/app/oracle/mysql/data/mysqld.sock

OBS: Use a senha do usuário Admin do Oracle VM Manager para logar no banco de dados.

Depois de logar só precisamos limpar os dados da tabela, para mim foi a parte mais difícil, pois não entendo de banco de dados e tive que dar uma boa pesquisada e rezar antes de executar o comando. 😀

mysql> truncate table OVM_STATISTIC;

Pronto, feito isso só iniciar os serviços do banco e manager.

# systemctl start ovmm_mysql

# systemctl start ovmm

Até o próximos post!

😀

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.