Transformando o CentOS em Oracle Linux

Salve Salve Pessoal!

Já imaginou poder transformar seu servidor CentOS em um Oracle Linux rodando apenas um script, sem precisar reinstalar todo o sistema novamente.

Isso é possível graças a um script desenvolvido pelo pessoal da Oracle, eles desenvolveram um script chamado centos2ol.sh.

centos2ol.sh pode converter seus sistemas CentOS 5, 6 e 7 para o Oracle Linux. Ele também suporta o Scientific Linux 5, 6 e 7.

O que o script faz?

O script tem duas funções principais:

Ele troca os repositórios do yum para usar o servidor yum.oracle.com da Oracle e instala alguns pacotes necessários.

É isso aí! Você nem precisará reiniciar após a execução do script.

Execute os comandos abaixo como root, para transformar o CentOS ou  Scientific Linux em um Oracle Linux:

# curl -O https://linux.oracle.com/switch/centos2ol.sh

# sh centos2ol.sh

Ao final da execução do script execute:

# yum distro-sync

Pronto, seu sistema agora é um Oracle Linux 😀

Até a próxima!

Maiores detalhes: https://linux.oracle.com/switch/centos/

4 thoughts to “Transformando o CentOS em Oracle Linux”

  1. Olá vi esse post no grupo, e me interessei pelo assunto… Poderias tirar uma duvida? Tenho um server oracle, alias um server que roda debian que a base é oracle ( era um antigo ERP )… Porém esta inativo! Poderia me passar um material que eu possa criar uma outra base nesse server parado… Ou mais informaçoes de como instalar em uma vm uma base zerada?… Desde já agradeço

    1. Olá Adriano, cara não entendi bem o que você deseja fazer 🙁

      Você deseja criar um novo banco no Oracle DB, ou migrar o DB existente, é isso?

      1. Então! Na verdade queria instalar um novo servidor, mas se existir a possibilidade de criar somente um outro banco no mesmo servidor também serviria… ( Ja tinhamos um banco rodando em um ERP x, compramos outro que roda em firebird, então esse banco oracle ficou desligado…Porém nesse novo ERP y, esta apresentando demora na gravação e geração de relatórios, que nao aconteciam no oracle… Então minha duvida seria, eu poderia colocar no mesmo servidor, uma outra base para o ERP y…. Que se por ventura eu precisasse o ERP x eu tivesse possibilidade?…. Mas acredito que se tiver um material que eu possa começar a estudar, pra instalar um novo servidor DB oracle., agradeceria…. O Sistema eu instalo, centos ou ubuntu… Mas oracle eu nunca instalei…. Vi ali que vc tem um material Oracle VM Server, achei que poderia ser algo tipo a instalação intuitiva para um novo banco de dados… Vou ver o material pra estudar… Desde já agradeço a resposta…

        1. Não entendo bem de BD, mas tenho certeza que você pode criar outros bancos. Quanto a ter material, sobre banco eu não tenho nada.
          Boa Sorte!

Deixe uma resposta