Forçando Recovery BIOS Backup Gigabyte Z97M-D3H

Salve Salve Pessoal!

Nos últimos dias fiquei sem meu desktop que uso para laboratórios, a placa mãe uma Gigabyte Z97M-D3H v1.0 iniciava, porém na tela da BIOS ela reiniciava.

Segue mais detalhes sobre o modelo da mesma:

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4970#ov

Depois de muita pesquisa, acabei conseguindo fazer ela voltar a funcionar normalmente.

As placas gigabytes tem um tecnologia chamada de dual bios, maiores detalhes no link abaixo:

http://www.gigabyte.pt/global/pt/pages/mb_081226_dualbios/tech_081226_dualbios.htm

O problema é que a bios principal falhava e a bios de backup não conseguia carregar, então dessa forma a placa ficava em um loop infinito, nas pesquisas que fiz achei um cara com o mesmo problema, segue o vídeo que ele gravou e colocou no youtube:

Tentei várias solução, seguem os links que utilizei para tentar corrigir o problema.

https://techjourney.net/recover-or-undo-corrupt-ami-bios-flash-update/

http://forums.tweaktown.com/gigabyte/33904-how-fix-dead-dual-bios-motherboard-if-flashing-failed.html

http://www.overclockers.com/forums/showthread.php/697533-GUIDE-Forcing-backup-BIOS-on-Gigabyte-motherboards

Após tentar todos os procedimentos, o que funcionou comigo foi o terceiro método do terceiro link, só para informar, não funcionou na primeira vez que eu tentei, ele até chamava a bios de backup, mas por alguma razão ela não corrigia o problema.

Após várias tentativas eu consegui, segue o procedimento:

1 – Desconectei todos os dispositivos da placa mãe.

2 – Fiz o jumper entre os pinos 1 e 6 da bios principal (M_BIOS), como mostra a imagem abaixo

2015-11-14 17.56.08

Obs: Utilizei um clip para fazer o jumper.

3 – Liguei a placa mãe e fiquei com o jumper conectado até aparecer a tela de recuperação da bios, depois removi o jumper.

4 – A bios faz a recuperação automática, como mostra a imagem abaixo.

CorruptBios

Depois desse procedimento a placa reinicia.

Pronto! A placa volta a funcionar normalmente.

Até a próxima 😀

28 thoughts to “Forçando Recovery BIOS Backup Gigabyte Z97M-D3H”

  1. Rodrigo Lira a minha liga, o cooler do gabinete comeca a girar, o do cpu tambem … 3 segundos depois o cooler do gabinete para, e 10 segundos depois o do CPU tambem, parecendo que resetou, e comeca tudo outra vez. Reparei que o mouse e o teclado nao acendem via usb.?

  2. Minha placa mãe Gigabyte Z97M funcionava perfeitamente até eu vender minha placa de vídeo e comprar outra, mas a RX480 8GB que adquiri veio com problemas de desligar o PC sozinho, mandei a placa para RMA e como a loja está aguardando nova remeça chegar do fornecedor para não ficar sem PC passei a usar a placa de vídeo onboard Intel HD Graphic 4600, acontece que usando essa placa o PC vivia dando erro de driver com a seguinte mensagem O Driver de Vídeo parou de responder e se recuperou, como não resolveu com novos drivers eu entrei no site da Gigabyte e tinha atualização de Bios até a F8 e a minha era F2 ainda e lendo lá vi que era para dar compatibilidade com meu processador Core i7 4790K, então baixei a Bios F8 entrei no setup da placa mãe e fiz todo o procedimento com o Q-Flash.
    Apos a atualização meu PC está muito doido, até formatei novamente o HD SSD 240GB, mas de nada adiantou, ele deixa o teclado e mouse desativado as vezes, as vezes ele chegar entrar no Windows até o Desktop e do nada congela e fica tudo inoperante e as vezes dá tela azul, mas não reinicia.
    Como posso fazer o downgrede da Bios? Não acho essa informação na internet e as que acho não resolvem.
    Por favor alguém ajuda?
    Obrigado a quem puder ajudar.

    1. Galera venho aqui depois de muito tempo agradecer a este site por postar resolução de problemas para todos, infelizmente acabei esquecendo por diversos problemas familiares, informo que o meu problema foi inusitado, não foi problema de BIOS, cheguei a comprar gravador de BIOS, cheguei a comprar dos Ci da minha BIOS, mas nada adiantou, ela só funcionava quando deixava na F, não aceitava nenhuma cima dessa.
      Agora vem a coisa inusitada o defeito era o meu processador I7 4790K com defeito, mandei o processador para a Microsoft para arriscar, já que tudo em meu PC estava funcionando e veio o laudo dizendo que meu processador estava com problemas, mandaram outro novinho na caixa e meu PC funciona na ultima versão da BIOS até hoje. Tive muita sorte de não ter arrumado um outro tipo de defeito em meu PC.
      Mas isso eu nunca vi, um processador que funcionava com certa BIOS e as outras não.
      Vai entender né?
      Abraços a todos e meu muito obrigado ao Rodrigo Lira.

  3. Rodrigo essa pinagem que você se refere não está errada? vendo pela foto vejo que o JAMPER está no pino 1 ao pino 7. Estou errado? Porque tentei diversas vezes neste da foto sem sucesso. Obrigado.

      1. Estranho que peguei o datasheet do Ci e a pinagem é diferente dessa que você fala ai no post. começa debaixo para cima 1234 em cima 5678. Vou tentar de todos os modos, tá ruim mesmo, pior não vai ficar.

  4. Bom dia!

    Passando apenas para agradeçer a ajuda. Tenho uma Itautec st4265 que estava com o problema de loop reiniciando.
    Usei sua dica e funcinou perfeitamente. MUITO OBRIGADO.
    Jesus o abençoe.

    Abraço

  5. Não sei nem como ter agradecer, mtoooooo obrigado, aqui parou do nada, sabia que o problema era essa dual BIOS, quando vi esse tuto tinha quase ctz que daria certo, acabou ficando um BIOS de versão anterior, mas resolveu, placa é uma GA Z77P d3!

  6. minha placa é uma ga b250m-d3h não acho o chip dda bios para fazer o jumper 1.6. Tentei os métodos com o power button mas a recovery bios não entra. fica em bootloop infinito

        1. Puts, infelizmente não sei mas o que você pode fazer, verifica as referências, se tem algo que possa ajudar você.

  7. Rodrigo quero agradecer, sou técnico em hardware e telefonia móvel, mas no momento estou parado, uma coisa é resolver com auxilio dos dispositivos que temos dentro da fabrica ou laboratório, outra e em casa no dia a dia!! A minha placa do nada deixou de dar vídeo, sabia que era a bios porém não tinha esse macete para realizar a recuperação, e foi como vc disse não foi de primeira tem que insistir varias vezes e no meu caso não acompanhei pelo monitor, só o comportamento do cooler e bipes que a placa solta deu para perceber a recuperação da mesma!! Minha placa de vídeo estava sendo usada na que comprei para substituir a com defeito, mas em vez de encontrar uma outra placa semelhante para utilizar as peças utilizei seu método, claro verificando o componente antes pelo datasheet da bios, só esclarecendo esse procedimento, está sendo dado um curto no pino 1. chip select input com pino 6. serial clock input uma boa sacada dar o arranque e uma vez dado o arranque é como um carro que pega no tranco!! Um abraço e valeu mais uma vez!!

  8. A minha não importa se tento fechar curto com 1 e 6, ou 4 e 7, nada acontece. Pelo o que entendi era só ligar o PC com um destes pares conectados entre si por algum material condutor de energia, mas nada acontece. 🙁

    1. Verifique o condutor que você está usando, tente várias vezes, observe o comentário de Marcos Cley.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.